Políticas Internas
Princípios Diretivos
Trabalhamos no desenvolvimento de uma cultura organizacional que nos impulsione ao sucesso. Para tal sabemos que precisamos gerar valor para nossos clientes, colaboradores, sócios e sociedade. Uma cultura empresarial aberta a inovações nos faz uma entidade atrativa para profissionais de talento e pavimenta nosso caminho para o crescimento sustentável, através dos seguintes princípios:
I – Fornecer serviços de qualidade
O princípio fundamental de nosso negócio é fornecer serviços de excelência em qualquer lugar e hora em que nossos clientes manifestarem suas necessidades. A melhoria de nossa qualidade sempre será orientada pelas exigências de nossos clientes nacionais e internacionais, o que constituirá sempre, desafio para nossas estruturas e processos.
II – Trabalhar pelo sucesso de nossos clientes
O sucesso dos nossos clientes é o nosso sucesso. Esforçamo-nos por estabelecer parcerias e relacionamentos comerciais de longa duração e de valor para nossos clientes. Estas parcerias resultarão num sucesso á longo prazo para ambas as partes, através do atendimento das necessidades e superação das expectativas dos clientes e do mercado em que atuamos.
III – Comprometemo-nos com a preservação ambiental
Entendemos e fazemos entender a todos os envolvidos, direta e indiretamente, em nossas operações que o sucesso financeiro de nossas atividades está atrelado à preservação do meio ambiente. Assim, valorizamos qualquer inovação voltada para a supressão de todos os riscos ambientais, que possam estar presentes.
IV – Agir de maneira ética e empreendedora
Todos os colaboradores da FELKA são orientados para conduta ética e empreendedora. A responsabilidade individual deve ser incentivada e colaboradores leais e motivados são preservados e valorizados na organização. Reconhecemos e recompensamos a liderança responsável, o desempenho individual e o sucesso financeiro em sintonia com as normas locais de boa conduta.
V – Promovemos a segurança e o bem estar dos indivíduos
Somos orientados a conhecer, respeitar e obedecer todas as legislações nacionais e internacionais voltadas para a segurança operacional de nossos processos. Todos os nossos colaboradores são comprometidos com a preservação da saúde e do bem estar e possuem responsabilidade e autoridade para interromper qualquer operação que afete negativamente estas premissas.
Política do sistema de gestão da qualidade
A Felka Transportes e Logística, empresa de prestação de serviços de Transportes de Cargas e Armazenamento de Materiais, estabelece seu compromisso com o Sistema de Gestão da Qualidade por meio dos seguintes princípios:
1. Foco no aumento da satisfação dos clientes externos, internos e partes interessadas;
2. Estimular a conscientização e o conhecimento dos processos da empresa por meio de treinamentos da força de trabalho, de forma a garantir o cumprimento dos requisitos legais, de clientes e internos;
3. Manter iniciativas de educação e aperfeiçoamento do conhecimento dos nossos colaboradores em assuntos relativos à Gestão da Qualidade;
4. Promover o comportamento preventivo na Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional de todos os nossos colaboradores;
5. Assegurar o patrimônio da empresa e de todas as partes interessadas de forma a garantir a continuidade das operações de nossos clientes;
6. Atribuir a todos o comprometimento e a responsabilidade com a capacidade de atender as demandas de nossos clientes;
7. Entender a Gestão da Qualidade como um processo dinâmico, evolutivo e de melhoria continua de nossos processos e procedimentos.
Anexo II – REV. 01 – Aprovado em 04/04/2022.
Política Ambiental
1. Praticar a gestão ambiental como um processo dinâmico, evolutivo e de realimentação permanente;
2. Zelar pelo pleno atendimento de todas as legislações, normas e requisitos vigentes e, quando possível, agir para superar suas prescrições;
3. Proporcionar instalações seguras e adequadas às suas operações visando a proteção ambiental e a interação saudável do colaborador com seu ambiente de trabalho;
4. Buscar a melhoria de nossas técnicas e utilização de insumos evitando, criteriosamente, a geração de resíduos lesivos ao meio ambiente;
5. Incentivar a adoção desses princípios para todos os nossos parceiros, fornecedores e empresas contratadas;
Uma avaliação periódica deverá ser conduzida por todos os níveis diretivos da organização para garantir a adequação desta política aos propósitos da FELKA, bem como às suas atividades e serviços pertinentes.
Política de Proteção a saúde e a segurança
1. Garantir aos colaboradores um ambiente de trabalho saudável e seguro, provendo recursos de conscientização, treinamento e monitoramento da saúde e dos riscos.
2. Superar, ou no mínimo, atender plenamente todas as legislações, normas e requisitos aplicáveis à proteção da integridade física e psíquica de seus colaboradores;
3. Inserir a preocupação com a saúde e segurança na fase de planejamento de todos os seus empreendimentos, negócios e operações;
4. Buscar a melhoria contínua na gestão de processos, serviços e técnicas preventivas, visando eliminar os riscos à saúde de seus colaboradores;
5. Estar preparado a atender todas as emergências e atuar para minimizar todos os impactos dela decorrentes;
6. Manter esta política acessível a todas as partes interessadas, incentivando as práticas prevencionistas. Uma avaliação periódica deverá ser conduzida por todos os níveis diretivos da organização para garantir a adequação desta política aos propósitos da FELKA Transportes e Logistica, bem como às suas atividades e serviços pertinentes.
A FELKA Transportes e Logística, ciente de que seus clientes configuram as mais exigentes empresas nacionais e internacionais e, dessa forma, se pautam por princípios rígidos e voltados para a sustentabilidade, adota a busca incessante por relações de qualidade, onde a ética e a transparência prevaleçam em todas as fases negociais e adicionem valor à todos os participantes, diretos e indiretos.
Responsabilidade Social
Assim, divulgamos nossos Princípios Gerais de Responsabilidade Social, para que todas as partes interessadas em nossas atividades saibam o que podem e devem esperar de nossa atuação responsável.
1. Nossa organização se pauta por compromissos éticos, claramente assumidos e divulgados e todos os nossos colaboradores são orientados à inseri-los nas relações pessoais e comerciais.
2. Nossos princípios organizacionais proíbem, terminantemente, a prática de qualquer ação irregular que vise facilitar negócios, influenciar decisões em nosso benefício ou induzir pessoas a conceder permissões indevidas.
3. Nossas relações governamentais serão sempre pautadas pela ética e transparência e todas as relações devem ser passíveis de auditorias regulares;
4. Todos os sócios ou acionistas da empresa devem separar, criteriosamente, os interesses pessoais e negociais e fiscalizar, rigidamente, a observância desta premissa.
5. Todos os colaboradores devem ajudar na construção de ambiente de trabalho saudável e limpo, buscar a cultura da saúde e contribuírem, com sugestões de melhoria, sempre que nosso sistema assim o requerer.
6. Todos os nossos processos de seleção devem estar isento de qualquer prática discriminatória de qualquer espécie e estarem orientados para a adequação pessoa-função.
7. Estamos abertos ao diálogo com qualquer entidade voltada à defesa de interesses de nossos colaboradores e adotamos essa prática como demonstração de respeito aos direitos inalienáveis dos indivíduos.
8. Nosso crescimento como organização depende da evolução pessoal e profissional de nossos colaboradores e para tal, devemos incentivar e valorizar as iniciativas de desenvolvimento que evidenciarmos, através da facilitação do acesso à informação.
9. Dentre as nossas ações institucionais devemos, sempre que aplicável, adotarmos práticas de educação e conscientização ambiental com o engajamento de colaboradores, familiares e comunidades.
10. Devemos fomentar e apoiar nossos fornecedores e parceiros para práticas de responsabilidade social, como elemento diferencial em suas propostas comerciais.
11. Todos os nossos canais de comunicação devem estar acessíveis à todas as partes interessadas em nosso negócio e orientados para a excelência do atendimento, através da análise criteriosa das informações recebidas e do feedback.
12. A gestão do nosso negócio deve estar orientada ao incentivo ao trabalho voluntário, ao apoio à entidades engajadas à projetos voltados ao benefício da sociedade. Todos os colaboradores deverão ter acesso a esse documento O Código de Conduta é um instrumento útil e formal, que tem por objetivo apresentar as diretrizes da FELKA Transportes e Logística aos colaboradores e orientar as tomadas de decisões, desde as cotidianas às mais complexas e relevantes. Desta forma, esperamos reduzir os riscos de interpretações subjetivas quanto aos aspectos éticos e morais que embasam nossa conduta empresarial, inspirado na missão, visão e valores de nossa organização. Os seguintes princípios de conduta se aplicam a todos os colaboradores.
Código de Conduta
1. Todo colaborador deve desempenhar sua função respeitando as leis e regulamentos previstos no ordenamento jurídico do nosso país e daqueles, com os quais a organização se relaciona comercialmente.
2. Os colaboradores devem zelar pela imagem do FELKA na comunidade. O desempenho de suas funções deve ser orientado nesse sentido.
3. Todos os colaboradores devem agir com postura ética e em consonância com o bem. Devem tratar com justiça honestidade, lealdade, dignidade e integridade todos os colaboradores, clientes, fornecedores e ainda todos os envolvidos direta e indiretamente com a empresa. Devem ser socialmente justos, mantendo ações comunitárias, governamentais e ambientais sempre em conformidade com os valores da empresa, evitando assim, qualquer conflito de interesse.
4. Nenhum colaborador pode agir de maneira discriminatória, especialmente quanto à raça, religião, idade, sexo ou condição física. Assédio sexual ou assédio moral é, terminantemente, proibido. O colaborador que se sentir atingido por qualquer uma dessas práticas ou em situação de desrespeito, deverá comunicar o fato à diretoria.
5. Os colaboradores devem observar as regras de concorrência livre e leal.
6. Os colaboradores não devem se prevalecer inadequadamente de sua posição na empresa e não podem receber, permitir que outros recebam ou conceder a terceiros, vantagens que extrapolem as práticas comerciais usuais.
7. Os colaboradores devem proteger os ativos tangíveis e intangíveis da organização. Os recursos da empresa devem ser utilizados somente para os negócios, incluindo-se informações sobre qualquer tipo de comércio, de negócio,
dados técnicos, dados estatísticos, especificações técnicas ou comerciais, inovações ou aperfeiçoamentos, estratégias de negócios, lógicas de programa, dentre outros, independe dos meios e das formas como esses dados são transmitidos.
8. Os colaboradores não podem usar ou fornecer informações disponíveis e privativas da empresa ou de seus clientes, sem prévia autorização. O conhecimento da situação interna da empresa não deve ser utilizado de forma imprópria e a confidencialidade dos dados deve ser preservada.
9. Cada colaborador deve observar as regras de segurança e controle às quais está sujeito. Nesse campo, insere-se o acesso a instalações da empresa, sistemas e as normas de segurança que regem o trabalho seguro.
10. Nossa empresa valoriza o compromisso com o cliente. Assim, em todas as negociações com clientes, fornecedores e concorrentes deve estar pautada na transparência e honestidade, ficando terminantemente proibida qualquer prática injusta ou enganosa na apresentação de seus serviços e produtos.
11. Nenhum colaborador pode desempenhar atividades conflitantes com os interesses da empresa, nos termos da legislação aplicável.
12. A busca pela melhoria contínua é um dos pilares de crescimento sustentável da organização e se tornou um compromisso com a qualidade de seus serviços e processos, e para garantir tal qualidade oferece aos seus clientes agilidade, flexibilidade,, investimento contínuo e personalização de sus operações.
13. Todos os colaboradores são estimulados a aprimorar ou desenvolver suas competências em comunicação, relacionamento interpessoal, equilíbrio emocional, solução de conflitos, comprometimento, equipe e resultados que são essenciais para os cargos que ocupam e contribuem para a sustentabilidade do negócio.
14. Todos os equipamentos ou recursos oferecidos pela empresa somente poderão ser utilizados para os fins profissionais a que se destinam, ficando expressamente vedada sua utilização para fins pessoais. Assim, não é permitido duplicar ou reproduzir sistemas e informações da empresa, instalar softwares, sistemas ou aplicativos não autorizados legalmente, bem como alterar configurações dos bens de informática, de comunicação, de soft
Itaboraí, 21 de maio de 2021
Luis Felipe Sant´Ana dos Santos